DIÁRIO DO TRIATLETA - by J. C. Goudard - - - Acompanhe aqui minhas participações em provas, resultados e treinamentos.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Long Distance Caiobá - SUPERAÇÃO!!!

Depois de 5 anos, 8 provas, finalmente um Meio Iron sub 5horas!!!

Chegamos a Caiobá no sábado e o clima de triathlon já contagia toda a cidade. A estrutura da prova já está montada. Na semana que antecedeu a prova o clima estava complicado, muita chuva e mar agitado no Brasil todo, lá em Caiobá não estava muito diferente.

No simpósio e retirada de kit toda agitação e ansiedade dos atletas. E, claro, o desfile das mais belas e caras bikes, algumas muito mais caras que meu próprio carro, quem sabe um dia terei uma dessas maravilhosas máquinas que enche os olhos de qualquer atleta ou admirador do triatlhon.

A noite anterior a prova, a chuva despenca em Caiobá. Amanhece o dia e a garoa toma conta da cidade, à vezes diminiu, pára, e volta de tempos em tempos. Já são 07:45hs e os atletas do short distance largam embaixo de uma garoa, e nós atletas do long distance tremendo de frio, embaixo de uma fina garoa esperando a nossa hora da soltura. E... toca a buzina e lançam-se ao mar mais de quatrocentos atletas que só tem um objetivo pela frente, CRUZAR A LINHA DE CHEGADA.

Depois de uma natação turbulente, mexida e cheia de ondulações eu saio do mar com cerca de 35', e parto rumo transição. Prepararo meus "apetrechos" e começo meu ciclismo que se dará em duas voltas de 42km, na ida vento contra, na volta um pouco mais tranquilo. Começo a contar meus adversário e no retorno chego a conta que já tinha cerca de 210 atletas na minha frente. Nossa!!! esta turma nada e pedala muito. Mas... tentare pegar eles na corrida.

Completo as duas voltas e chego para a transição. Começo a correr.
Na primeira volta está tudo dentro do programado, faço examente o pace que esperava para esta volta. Parto para a segunda volta, ainda estou bem. Muito diferente de anos anteriores onde nesta altura já estaria andando. Mas neste ano soube dosar e respeitar as distâncias da prova. Parto para a terceira e última volta, e percebo que ainda tenho forças para continuar no mesmo ritmo.

De longe já vou avistando as ruas que dão acessos ao funil de chegada, olho para o relógio e o tempo está bem abaixo do programado. Finalmente vou conseguir baixar das 5 horas em uma prova de Meio Iron. Cruzo o portal de chegada e nem acredito que depois de tanto tempo finalmente consigo um ótimo resultado 4h50', com uma corrida de 1h40'. Não imaginava que desta vez, mesmo perdendo vários treinos consegui fazer este maravilhoso tempo. Eu merecia muito isso!!!

Para outros podem parecer um tempinho qualquer, mas para mim é uma vitória fazer abaixo das 5 horas. Para quem me conhece e sabe das minhas dificuldades e muita falta de tempo para treinar e até mesmo financeiras.

Valeu o esforço, a dedicação, valeu o acordar de madrugada para treinar, o ficar horas em cima da bike sozinho, observando apenas a própria sombra, mas acima de tudo com um objetivo em mente.

Agora que venha o Iron, espero que possa fazer uma boa prova. Mas acima de tudo respeitando as distância e meu corpo.

3 comentários:

  1. Parabéns Goudard.
    Reconheço suas dificuldades e superações. Comecei no triathlon a 01 ano e já foi enfrentar o primeiro Iron. Conciliar treinos, trabalho e vida pessoal não é fácil, mas muito recompensador quando atravessamos a linha de chegada.

    Bons Treinos.

    ResponderExcluir
  2. Ola J.C, muito prazer, em conhece-lo, Branton.
    branton.wild@gmail.com

    ResponderExcluir