DIÁRIO DO TRIATLETA - by J. C. Goudard - - - Acompanhe aqui minhas participações em provas, resultados e treinamentos.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Relato Ironman 2010

A alegria está na LUTA, na TENTATIVA, no SOFRIMENTO envolvido. Não na Vitória propriamente dita.


04:00am Toca o despertador e depois de 5 meses de treinos o tão esperado dia, chegou.Neste momento passa um filme em minha cabeça com todo o treinamento, todas as dificuldades, as lições aprendidas durante os treinos, os treinos longos que pareciam que não iriam ter fim, aquele treino onde o pneu furou 6 vezes, aquele treino onde pedalei 70km embaixo de chuva e tremendo de frio, emfim um filme com o retorspecto de meus treinos.
Levanto da cama e começo os preparativos para o grande dia, mas antes agradeço a Deus pela oportunidade de estar alí.
Levanto e tomo meu café, e as surpresas já começam: todo o pessoal que me acompanha com camisetas personalizadas, achei muito legal.

05:00am Saímos da pousada em Canasvieiras e vamos rumo à Jurerê Internacional. Chegando lá perto podemos verificar todo o clima mágico do Ironman, pois são 5:00hs da manhã e todo mundo animado com um belo sorriso no rosto.
Entro na área de transição para verificar se está tudo OK com a "galega" apelido da minha bike, coloco minha hidratação e alimentação. Entro na área de transição verificar minhas sacolas de corrida e ciclismo. Então parto em direção à largada junto com minha namorada Juliana e meus pais.

Depois de uma semana com o tempo chuvoso e o mar revolto, o dia amanheceu especial para o Ironman e o céu está avermelhado e o mar bem calmo.

06:30am Coloco minha roupa de borracha, alongo e entro no mar para um breve aquecimento. Saio da água e entro no funil de largada. O frio na barriga começa a parecer e a ansiedade é grande, e compartilho este momento mágico e único com outros 1.600 atletas.

07:00am Neste momento as mãos tremem, a garganta seca. E quando você menos espera escuta a buzina da largada. Acaba de começar o Ironman 2010 e eu estou fazendo parte da festa. Largo bem atrás e demoro um tempo até sair do bolo e começar a nadar. Os primeiros metros é a mesma sensação de estar dentro de uma máquina de lavar roupas. Depois de uns 20' começo realmente a conseguir nadar, neste momento já contornei a segunda bóia e estou nadando dem direção à praia para completar a primeira volta. Começo a acelerar um pouco, quando chego perto da praia avisto à minha frente uma toca de cor diferente, é uma alteta da elite. Blz!!! não estou tão ruim assim. Saio da água quase junto, e entro na "cola". Na entrada da água a atleta dispara na frente, forço um pouco e chego perto nadando sempre a uns 5 m de diferença. Nesse momento já passamos a último bóia e a correnteza nesta parte é forte e puxa muito em direção as pedras, ao lado direito da praia. Quando chego bem perto da praia (59') onde já dá pé, levanto e começo a andar para entrar na transição para o ciclismo e vejo que saí junto com esta atleta profissional, corro para ver quem era e descubro que é a atleta Ariane Monticelli. Olho no relógio e não acredito no tempo 1h01', estava contando com 1h10', foi muito melhor do que eu imaginava.

08:00 am Entro na área de transição, tiro minha roupa de borracha, rasgo a manga na hora de tirar (hehehe...), entro na tenda de transição, pego minha sacola, visto meus equipamentos de ciclismo e corro em direção à minha bike.
Saio da transição e já escuto a torcida MTS/Julio/Gilberto, vejo o pessoal gritando, o Rogério e o pessoal da academia fazendo a maior festa, mais a frente encontro a Juliana e meus pais; escuto outros gritos "vai Julio" e vou... afinal faltam 180km de ciclismo e a primeira pedalada rumo a jornada já foi dada. O ciclismo começa a fluir, e neste momento sem vento. Começo bem tranquilo com bastante giro. Pedalo algums km e já encaro a primeira subida da Ilha de Magia. Passo alguns atletas, outros me passam. Vejo muita gente com pneu furado e bike quebrada neste início de prova. Torço para que resolvam o problema e possam continuar.

09:30am Chego ao primeiro retorno, já foram 45km e estou exatamente dentro da méda programada 30km/h, nesta parte do trajeto começa a surgir um vento forte. Começo a voltar em direção à largada para completar a primeira volta. Por maior que seja a distância, o ciclismo no Iron passa muito rápido. Quando percebo já estou entrando novamente em Jurerê para completar a primeira volta e vejo uma multidão acompanhando a prova, nunca ví tanta gente assistindo uma prova de triatlhon, toda a rua em volta fechada de expectadores, gritando, aplaudindo, incentivando.

11:00am Vou chegando perto da área de Special Needs, não consigo achar a Juliana com minhas sacolas de alimentação, passo e não a vejo, quando escuto um grito e vejo ela vindo correndo como num tiro rápido de corrida ela vem na disparada trazer minha sacola. Mais à frente vejo todo o meu pessoal fazendo a maior festa. Todo mundo alí gritando, incentivando, muito legal mesmo. Agradeço a todas estas pessoas iluminadas que estavam ali mandando energias positivas para que tudo saísse bem. Obrigado a todos vocês!
Sigo em direção a segunda volta, está um pouco mais difícil pois o cansaço começa a dar seus sinais e o vento fica um pouco mais forte. Finalmente estou prestes a cmpletar a segunda volta e completar os temidos 180km de bike, fecho em 5h50', um pouco abaixo do planejado.

02:00pm Chego à transição, largo minha bike, pego minha sacola de corrida, entro na tenda e começo a me trocar. Tiro bermuda, coloco meia de compressão, viseira, fuel belt, fico paramentado parecendo um ET (vide foto, ah!!! Sou Eu). Então saio para começar a última batalha, a pior delas, a temida Maratona com seus 42km, e no Iron é mais difícil pois tem MUITA subida.
O início da corrida é complicado, as pernas não respondem, a sensação é que vão para o lado ao invês de irem para frente, mas depois de uns minutos voltam ao normal.
Novamente encontro a maravilhosa torcida MTS/Julio/Gilberto que com seus gritos e incentivos me motivam a continuar forte em cada passada.

Encontro minha namorada e incentivadora que me manda muita energia positiva para encarar a última etapa. Afinal ela me acompanhou em todo o treinamento e sabe quanto eu batalhei para estar alí naquele momento. Quantas dificuldades eu venci para pode estar ali. Quantos eventos deixamos de ir. Quantos almoços perdemos. E quanto compromissos adiamos.

Neste momento já estou no km 8 e as subidas começam a surgir, ou melhor, as montanhas. Vejo muita gente andando. Mas prometi para mim mesmo que eu não andaria.
Chego em Canasvieiras e retorno. A dificuldade já é muito grande, me concentro, foco bem a corrida. A vontade de andar é grande, ainda mais vendo tanta gente andar. Mas continuo a correr. Novamente encaro as subidas. E rumo para completar a primeira etapa da corrida. Neste momento avisto meu técnico que me dá uma força.

04:00pm Agora só faltam duas voltas de 10.5km, e o pior já passou. Olho o relógio e completei os 21km em 1h52'. Fico feliz com o tempo, abaixo das 2h que tinha programado. Então vou tentar manter o mesmo ritmo para fechar a maratona em 3h50'.
Na metade da segunda a dificuldade começa a aparecer, as pernas ficam pesadas e o cansaço toma conta de todo o corpo. Tudo dói e dói muito. Fecho a segunda volta em 1h10'. parto rumo a terceira volta, a qual fecho em 1h23'. Dei o meu máximo e não consigo novamente impor um ritmo forte na corrida. Mas fico contente pois fechei a maratona praticamente no mesmo tempo de 2008, sendo que nadei e pedalei mais forte. Apesar de não ter conseguido treinar tanto como em 2008.

06:30 pm Neste momento já estou prestes a completar a segunda volta e estou próximo do funil de chegada. Minha namorada me espera na entrada do funil para junto comigo cruzar a linha de chegada.
Entramos no funil de chegada e novamente passa um filme na minha cabeça:
Tantos treinos,
tantas abdicações e uma só sensação:
DEVER CUMPRIDO!!!
E um lição: TUDO VALE A PENA!!!

Agradeço a Deus, a minha namorada Juliana, meus pais Julio e mariza, minha família. Aos meus técnicos Jader e Tomate. Aos amigos: Paulo, Simone, Rogério, Géssica, Carla, Gilson, Rosiane, Gilberto, Adriana, Mateus, Antonio, Joaquim, Sandro e Família. E a todos que me ajudaram nesta conquista.

MUITO OBRIGADO.

4 comentários:

  1. Parabéns amigão..... Acredito que já tenha dito esta palavra algumas dezenas de vezes pra voce. Agora é rumo à sub-11.
    Sandro .

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo feito, não é para todos.
    Paulo Pitarma
    http://goncalopitarmablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. "Vencer não é nada quando não se teve muito trabalho"...Vc trabalhou muito e VENCEU. Parabéns meu amor!

    ResponderExcluir
  4. Quem cruza essa linha de chegada o faz por merecimento e superação! Parabéns, MAA!

    ResponderExcluir