DIÁRIO DO TRIATLETA - by J. C. Goudard - - - Acompanhe aqui minhas participações em provas, resultados e treinamentos.

terça-feira, 24 de março de 2009

Long Distace Caiobá



A Prova

Foi realizado na praia de Caiobá, litoral Paranaense, no último domingo, a primeira etapa do Circuito Long Distance de Triatlhon. Esta pode ser considerada uma das mais difíceis das 4 etapas. Foram 1.900m de natação, 84km de ciclismo e 21km de corrida.
Os campeões (merecidamente) da prova foram o Argentino Ezequiel Morales e Vanessa Gianini.

Minha Participação





Há mais de 3 meses iniciei meus treinos vizando esta prova, meu objetivo principal era fechar meu tempo abaixo das 4h45', sendo 35' natação, 2h25' no ciclismo e 1h45' na corrida. Durante todo o meu treinamento focquei estes objetivos e estava apto a conquistá-los na prova.

Durante a semana que antecedem a prova, fiz tudo certinho alimentação (supercompensação de carboidrstos), polimentos dos treinos (se é que podemos chamar assim), desncanso, preparação do equipamentos e todos os cuidados necessários para o sucesso em uma prova.

Aproveitando a chamada "Sucesso" vale aqui tecer um comentário, para ter sucesso em todas as áreas, sejam pessoais ou profissionais, além das esportivas, não existe uma fórmula mágica, mas sim uma série de fatores que devemos levar em consideração, entre eles, Dedicação, Organização, Planejamento, Força de Vontade, Ter Objetidos Claros, Saber Onde Se Quer Chegar (afinal quem não sabe o que quer não chega a lugar nenhum.
E utilizar todos estes fatores a nosso favor, vizando atingir nosso objetivo.

Enfim chegou o dia da prova, acordei as 05:20hs, fiz todos os preparativos necessários, alimentação adequando, última checagem do equipamento e etc. As 07:00hs já estava me dirigindo à área de transição, colocando meu equipamento e logo iniciando meu aquecimento.
O dia estava começando perfeito, o céu azul, o mar maravilhoso e os primeiros raios de sol começam a mostrar sua expressão e sinalizando que o dia seria longo.

Exatamente as 08:00hs é dada a largada e cerca de 350 atletas saem em disparada para iniciar a primeira das três modalidades; Me posiciono muito bem e consigo largam muito bem, saio em ritmo forte, mas diminúo um pouco, afinal a natação é a parte mais curto e se forçar muito e sair com os batimentos muito elevados, minha prova pode ir por água abaixo. Saio para a primeira volta da natação abaixo do meu tempo esperado, entro no mar e vou para a segunda volta, saío com 33', abaixo do programado. Faço um transição rápida, me atrapalho um pouco com a roupa de borracha, e inicio meu ciclismo, até este momento tudo perfeito dentro do programado. No início do pedal dá para sentir um pouco os famosos ventos da Rodovia Alexandra Matinhos, mas isto já era esperado. Faço um ciclismo muito bom, na primeira volta acabo me empolgando e faço muito forte, 10' a menos do que o programado, então seguro um pouco na segunda volta e fecho exatamente dentro do programado 2h26'. Agora só restam os 21km de corrida, faço rapidamente minha transição e saio para correr, os 3 km iniciais tudo dentro do programado na faixa de 4'45" por km, mas quando chego um pouco antes do retornos nos 3,5km começo a sentir um desconforto estomacal que em pouo tempo de torno insuportável, então pego um copo de água no posto de hidratação e começo a caminhar, paro um pouco, retorno a caminhar, e volto a correr, consigo correr mais 1 km e começo a anadar novamente, volto a sentir uma dor aguda no estômago, e assim vou indo, ando e corro, ando e corro, chego para completar a primeira volta com mais de 40', percebo que o que tinha programado vai por água abaixo. No retorno da primeira volta tomo um copo de CocaCola e melhoro um pouco, volto a correr, volto a andar e assim vai até completar 18km. A vontade de disistir é grande, mas lembro de todo o esforço par treinar, toda dedicação e não vou desistir, afinal desistir é jogar tudo fora. Já na úlima volta me sinto melhor, mas agora já se passaram mais de duas horas de caminhadas e corridas, então retorno a correr e completo os 3 últimos km correndo forte, mas agora já não adianta mais nada.
Então cruzo a linha de chegada com o tempo de 5h28'05", muito mais do que eu havia planejado e do que estava preparado para fazer.
Infelizmente, nem tudo sai como a gente sempre quer, imprevistos acontecem, e você tem de estar preparado para saber lidar com todas estas adversidades, mas Nunca Desista do seu objetivo, persista, por mais difícil que seja vá até o final.




Vale ressaltar que após a prova naveguei por alguns blogs de atletas conhecidos e percebi que não fui o único a passar mal durante a prova, outros atletas também apresentaram o mesmo problema.

Abraços a todos e bons treinos.



Um comentário:

  1. Só agora descobri o blog, mas a primeira mensagem que li " Profissional Atleta ", deu vontade de ver os outros posts e quanto à participação neste Longo, só posso dizer à dias assim em que o nosso corpo não quer por muito que a mente puxe.

    ResponderExcluir