DIÁRIO DO TRIATLETA - by J. C. Goudard - - - Acompanhe aqui minhas participações em provas, resultados e treinamentos.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Prova 04/2014 - IRONMAN BRASIL 2014



"Lembrai do tempo que levaste para chegar aqui...
de todas as vitórias e lágrimas, de todos os sorrisos e fracassos.
Lembrai dos sonhos realizados, das frustações, das decepções colhidas.
Lembrai de tudo o que passou. 
Ganhaste mais força, mais sabedoria e finalmente podes olhar para o que há
diante de ti  perceber que apenas chegastes ao começo". Augusto Branco

Finalmente chegou!!!
Chegou o dia do meu terceiro Ironman. 
E quando dirigia-me à área de largada, uma filme passava em minha cabeça. Imagens, fatos e lembranças, vinham à tona. As dificuldades superadas, que dia a dia serviriam de trampolim, para no dia seguinte madrugar e completar mais um treino.
Lembranças da falta de tempo, da bike quebrada no auge dos treinos, e etc...
Mas no final tudo conspirou a favor para completar mais uma grande prova.
Prova que durante as 11hs e 37 minutos me ensinou muitas lições.
Lições para a vida, lições para a profissão, enfim lições para me tornar uma pessoa melhor.
Tudo isso foi dividido em 4 atos.

1.º ATO: A Natação

Para mim, a parte mais tensa da prova. Larguei no meio, mas até chegar a primeira bóia, parecia que estava em uma luta, levava pancada de todos os lado, então resolvi sair para a lateral e nadar onde haviam menos pessoas. Afinal 2.000 pessoas largando juntos é muito difícil conseguir desenvolver uma boa natação.
Mas consegui sair da água com o tempo esperado para o que eu havia treinado, 1h10'.

2.º ATO: O Ciclismo

No Ironman, é assim o seu resultado é consequência dos seus treinos. Havia planejado fechar o tempo do ciclismo em 6hs, uma média de 30km/h. Mas no dia da prova tudo deu certo, acabei me surpreendendo e fazendo um pedal, mesmo controlado, para 5h45', muito melhor do que eu esperava. 


Vale ressaltar aqui, que o que me decepcionou foram os enormes pelotões que se formaram, muita gente de má índole se aproveitando da falta de fiscalização e claro, diminuindo absurdamente seu tempo. 

 3.º ATO: A Corrida

Para a prova deste ano, o que eu menos treinei foi a corrida, infelizmente não tive disponibilidade de fazer treinos longos e treinos chaves para a prova, faltou muito treino de corrida. Mas... fiz bem feito o que deu para fazer. A primeira volta da corrida fechei em um bom ritmo baseado a na altimetria do local, 2h02'. Até fechar fechar a primeira volta da corrida estava bem, e até este ponto tinha a certeza que fecharia a prova abaixo de 11hs. Alguns km à frente, começou uma cãibra no início da coxa, senti algumas fisgadas fortes, diminuí bastante o ritmo, mas acabou se intensificando e tive que andar para recuperar. Voltei a correr, mesmo incomodando, e fechei a segunda volta (10.5km) para 1h03'. Parti para a volta final tentando esquecer a dor, mas tive de andar em alguns trechos e outros corria em um ritmo muito lento, lutando com meu corpo para não precisar andar mais, e fui assim até fechar a última volta em 1h25', totalizando um tempo total da maratona de 4h31'. E finalmente cruzar este pórtico de chegada, pela terceira vez, foi uma sensação indescritível.
4.º ATO: A Chegada

...Mas ninguém chega sozinho!!!

Aproveito para agradecer a todos que me apoiaram  me ajudaram nesta conquista, principamente minha esposa e meu filhão. Também agradeço aos amigos e companheiros de treino Paulo Setti, Gilson Précoma e Gilberto Utida, que sempre me incentivam, e tiveram a paciência de me esperar em muitos treinos realizados. E a todos da confraria Ironman, claro as Ironwifes que foram o diferencial da prova, Juliana, Simone, Adriana e Rosiane, comandando um torcida animadíssima. Além de outras pessoas não citadas aqui, para não deixar ninguém injustamente de fora. E agora que venha o Ironman Brasil 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário